Tecnologia chinesa vai impulsionar cooperativas de agricultura familiar no Pará

Escrito em 25/10/2024
MundoCoop

Representando o Sistema OCB/PA, o presidente Ernandes Raiol, participou de reunião estratégica com representantes da Universidade de Hohai e da empresa Zhuhai Sino-Lac Supply Chain, no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém, com o objetivo de fortalecer parcerias voltadas para a aquisição de máquinas e tecnologias destinadas às cooperativas de agricultura familiar.

A iniciativa visa impulsionar a eficiência das cooperativas, promovendo o acesso a inovações tecnológicas que podem melhorar a produção e a sustentabilidade no campo. Essa colaboração internacional reforça o compromisso do Sistema OCB/PA em impulsionar o desenvolvimento econômico e social das comunidades agrícolas do estado.

Para o presidente Ernandes Raiol, a partir deste primeiro encontro com os chineses é possível prospectar, em um período de 24 meses, uma parceria onde possa adquirir máquinas e equipamentos da China para fortalecer a agricultura familiar.

“Nessa cooperação, teremos os parceiros chineses, a universidade e o Sistema OCB-SESCOOP/PA juntos, para fortalecer a agricultura familiar, além da abrir o mercado internacional para nossos produtos de cooperativas, que por hora, temos dificuldades”, destacou o presidente.

Ernandes Raiol também destacou que é importante trazer pesquisa, desenvolvimento e tecnologia para trabalhar a longevidade do amadurecimento dos produtos, a exemplo da pitaia e a graviola.

“Essa parceria dos chineses com a UFRA é muito boa porque uni ciência, pesquisa e inovação. Entendo que isso é um grande salto, um olhar muito futurístico, real, e acima de tudo, muito garantido do que a gente precisa para ultrapassar essa fronteira de mercado”, concluiu Raiol.


Fonte: Ascom/Sistema OCB- PA