Desafio de Inovação traz propostas de soluções tecnológicas para cooperativa

Escrito em 25/10/2024
MundoCoop

A Unimed Metropolitana do Agreste, nos seus 34 anos de existência, tem se destacado pelo pioneirismo em promover avanços tecnológicos aos cuidados da saúde dos beneficiários. E, de forma colaborativa, promoveu na sede da cooperativa, em Arapiraca, o 1º Desafio de Inovação, um hackathon realizado com a metodologia do Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC), ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e que reuniu mais de uma centena de estudantes universitários e profissionais de diversas áreas. Um feito que abriu espaço para ideias criativas e soluções inovadoras apresentadas pelos participantes.

No período de 20 a 22 de setembro, formados em equipes multidisciplinares, os participantes criaram projetos de criação de aplicativos e sistemas de inovação, para a solução de problemas e desafios reais para duas áreas da cooperativa. Ao final de encontro, promovido de forma gratuita e voluntária para todos, eles apresentaram para as bancas examinadoras os resultados para duas questões levantadas pela Metropolitana do Agreste. 

Na pergunta-desafio 1, indicaram caminhos sobre como a cooperativa pode “melhorar a comunicação com os nossos clientes, para que eles consigam obter informações mais claras e tenham uma melhor experiência com nosso atendimento? Na pergunta-desafio 2, os projetos trataram sobre “como podemos aprimorar o processo de reembolso para garantir mais transparência e satisfação ao beneficiário e um melhor gerenciamento das despesas da cooperativa?” Todos os resultados alcançados contaram com orientação de mentores com formação em diversas áreas e vindos de estados como Alagoas, Minas Gerais e São Paulo.

Toda a programação do Primeiro Desafio de Inovação – Unimed Metropolitana do Agreste contou com palestras, brainstorming, mentorias, acompanhamentos e avaliações para a seleção dos melhores projetos desenvolvidos, ocorrida no demoday, no domingo, quando as equipes realizaram seus pichts para os avaliadores.

De acordo com o proposto no edital do 1º Desafio da Inovação da cooperativa, as duas equipes melhores avaliadas, em 1º e 2º lugares, receberam premiação em dinheiro e podem ter seus produtos desenvolvidos aplicados pela Metropolitana do Agreste, resguardados todos os direitos de propriedade intelectual dos criadores.

“Nos que fazemos a Unimed Metropolitana do Agreste estamos sempre na frente, lançando novos desafios e concretizamos agora o 1º Desafio de Inovação do interior de Alagoas. Somos a primeira empresa a promover um evento desta magnitude. Aqui em nossa cooperativa, a gente está sempre buscando novos desafios para melhorar o atendimento, a humanização em contato com nossos beneficiários, por isso lançamos este desafio com resultados incríveis”, pontuou o médico urologista Lenildo Amorim, presidente da cooperativa.

“Este evento vem mostrar também a importância da universidade [Ufal], para que devolva conhecimento para a população, juntamente com empresas privadas como a Unimed. Precisamos que aconteçam outros encontros deste tipo, pois, com certeza, novas ideias e soluções de problemas serão apresentadas. A importância no mundo hoje é o conhecimento”, reforçou o médico ginecologista e obstetra Ulisses Pereira, vice-presidente e diretor comercial da Metropolitana do Agreste. 

Equipes vencedoras

Após a apresentação dos projetos, as bancas examinadoras, separadas pelas perguntas-desafios propostas, escolheram as equipes vencedoras, que receberam, respectivamente, premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil e R$ 1 mil como primeira e segunda colocadas. Todas as propostas apresentadas foram avaliadas pelos critérios de inovação, viabilidade tecnológica, potencial de solução e apresentação e comunicação.

No desafio 1, o primeiro lugar ficou com a equipe 7, formada por José Matheus Silva Lira, Vinicios Rafael Soares dos Santos Carlos, Felipe de Almeida Silva, Lucas Gabryel Nascimento Santos e Marcos Vinicius França Silva. A segunda colocação foi para a equipe 11 composta por Everton Reis de Souza, Danilo Augusto dos Santos Almeida, Marcos Paulo de Oliveira Silva, Caio Teixeira Da Silva.

Já o desafio 2 premiou na primeira colocação a equipe 22, Hícaro Dânrlley Miguel Silva, Cleyfane Auanny Oliveira Silva, Humberto Barbosa Tavares, Noemy Roberta de Oliveira Silva, Lucas da Silva Vieira e em segundo a equipe 13, formada por Diego Leonardo Davi Santos Silva, Joás Azevedo da Silva Junior, Érica Larissa Pereira Nunes, Andreza Kelly Araújo Fausto, Joanderson Azevedo da Silva.

“A nossa solução foi o ‘Reembolso Med’ que trabalha a automatização e otimização de processo de ponta a ponta. Então foi muito especial, como se a gente tivesse ganhado realmente o jogo, tudo graça a nossa energia e ao nosso esforço. Estamos gratos ao LIINC, aos mentores, a todo mundo”, declarou Noemy Roberta de Oliveira.

“Nosso projeto propôs a criação de uma assistente virtual, para atender os beneficiários que têm dificuldade com a tecnologia em geral. É uma sensação muito boa conquistar o primeiro lugar. Estamos todos muitos felizes”, comemorou Lucas Gabriel, estudante de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

As duas equipes premidas em cada desafio também receberam troféus e certificados de reconhecimento e as duas primeiras colocadas garantiram vaga para a Maratona das Campeãs 2024, para concorrer com as equipes vencedoras das demais etapas do Desafio de Inovação.

Ciência e Tecnologia

O 1º Desafio de Inovação da Unimed Metropolitana do Agreste fez parte de etapa do Circuito Alagoano de Inovação, promovido e financiado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e executado pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC). Esta edição contou com co-financiamento da cooperativa e da Mineração Vale Verde. 

“Este Desafio de Inovação teve como objetivo desenvolver soluções inovadoras para problemas reais que a Unimed Metropolitana do Agreste enfrenta. Isso é muito bom para a comunidade. Um ecossistema de inovação precisa dessa união entre a universidade, governo e iniciativa privada, empresas como a Unimed que está fazendo um papel incrível aqui no Agreste, liderando este processo, em prol do desenvolvimento sócio econômico da região”, considerou Hérmani Magalhães, coordenador geral do LIINC.

Apoio

O 1º Desafio de Inovação Unimed Metropolitana do Agreste contou ainda com apoio da Mineradora Vale Verde, Escritório Comedoria, CACSS, Super Conect e Assespro.


Fonte: Unimed Metropolitana do Agreste