“O investimento social tem papel relevante no fortalecimento da cultura cooperativista” – Emanuelle Marques Moraes é Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob

Escrito em 16/09/2024
MundoCoop

O Instituto Sicoob foi fundado em 2004, para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades, nas quais o Sicoob está presente. Ele é uma instituição privada, sem fins lucrativos de investimento social estratégico. Com sede em Brasília (DF), opera em colaboração com todas as cooperativas centrais e singulares do Sicoob e entidades, que compõem o Centro Cooperativo Sicoob (CCS). 

Em 2023, o Instituto atuou em 2.364 municípios, os quais representam 48% dos municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, e em 66% dos 401 municípios em que o Sicoob é a única instituição financeira. O projeto beneficiou mais de 2 milhões de pessoas, além de alcançar 8 milhões nas ações de comunicação realizadas durante as Semanas Sistêmicas, como GMW, Semana ENEF, Semana do Cooperativismo e WIW.

A MundoCoop conversou com Emanuelle Marques Moraes, Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Instituto Sicoob, para falar sobre conquistas, desafios e a importância do Instituto para os negócios e a sustentabilidade da comunidade. 

Confira!

Como você avalia a atuação e impacto do Instituto até hoje? Como é a participação da entidade na sociedade?

O Instituto tem a função de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Ele se fundamenta nos três pilares: cooperativismo e empreendedorismo, cidadania financeira e desenvolvimento sustentável. Esses três pilares constituem a base para o planejamento, o desenvolvimento, a implementação e o investimento nas iniciativas que compõem um portfólio diversificado de programas e projetos em consonância com o compromisso social do Sicoob.

Com atuação pautada nos princípios da identidade cooperativa, principalmente os 5º e 7º princípios (Educação, Formação e Informação; Interesse pela Comunidade), essas iniciativas são aderentes a agendas estratégicas externas, tais como as de Órgãos Reguladores, em específico à Estratégia Nacional de Educação Financeira, e à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Graças ao engajamento ativo das cooperativas centrais e singulares do Sicoob e à participação essencial de nossos voluntários, expandimos nossa atuação, especialmente em pequenos municípios que são alvos de inclusão financeira do Sicoob. Nessas áreas, assumimos relevante papel social na transformação e no suporte às comunidades locais.

Quais são os principais desafios que guiam a atuação do Instituto Sicoob?

Segundo o GIFE, Grupo de Institutos Fundações e Empresa, “Investimento Social Privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público.”​Entendemos que o Investimento Social Privado é estratégico quando existe alinhamento com o negócio da marca investidora. Nesse sentido, o desafio é manter o foco em gerar inteligência social para o negócio, equilibrando seus interesses com os benefícios e impactos sociais propostos. ​ 

O Instituto Sicoob, tem atuado para promover ações de investimento social alinhadas à materialidade do sistema, visando contribuir com a redução de externalidades negativas e potencializar impactos positivos gerados pelo cooperativismo financeiro.

Qual é a sua relevância para os negócios das cooperativas? 

O investimento social tem papel relevante frente ao engajamento em causas sociais, o que retrata o fortalecimento da cultura da cooperação e da solidariedade, aspectos que são essenciais ao modelo de negócios cooperativista. Por meio de tais ações é possível conectar o propósito do cooperativismo às pessoas das comunidades, parceiros, cooperados e voluntários para juntos fortalecermos nossa contribuição com o desenvolvimento sustentável e nos posicionarmos como instituições comprometidas com a justiça social e financeira dos nossos territórios.

Em termos de financiamentos de projetos sociais e sustentáveis, como o Instituto aborda do assunto?

O Instituto Sicoob atua prioritariamente com programas próprios que são executados em parceria com instituições públicas e privadas. Investimos em projetos culturais, sociais e de saúde, por meio das Leis de Incentivo Fiscal.

Em 2023, foram incentivados 67 projetos nas áreas da cultura, do esporte, da infância e da adolescência, do idoso, da saúde PCD e da oncologia, totalizando a verba de R$ 12.724.664,00, patrocinada e doada pelas empresas do conglomerado Banco Sicoob.

Atuamos também em Campanhas Emergências, por meio do Programa de Incentivo à Doação, onde o Instituto Sicoob, em parceria com as cooperativas e as entidades do Sicoob, conecta os doadores às causas emergenciais para arrecadar doações para as regiões afetadas pelas catástrofes climáticas que assolaram o país. 

Em 2024 na Campanha SOS Rio Grande do Sul, arrecadou mais de 5 milhões de reais e o Sicoob doou 10 milhões, totalizando mais de 15 milhões que estão sendo destinados para atender demandas emergenciais e de reconstrução das regiões atingidas pela enchente.

Quais as perspectivas de atuação para os próximos anos? Como serão conduzidas as principais atividades voltadas ao setor?

Nosso Pacto Sistêmico de Estratégia define a dimensão Cidadania e Sustentabilidade como a principal entrega de valor do Sicoob. Ela contempla os desafios rumo ao fortalecimento do impacto positivo econômico, social e ambiental que desejamos atingir junto aos cooperados e às comunidades onde atuamos. Em nossa estrutura organizacional no Centro Corporativo Sicoob (CCS), possuímos a área de Cidadania e Sustentabilidade. Cabe a ela a coordenação e a execução das atividades que contribuem para o enfrentamento a esses desafios e, em consequência, a realização dos objetivos estabelecidos nas nossas Agendas de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Investimento Social Estratégico, sendo este a cargo do Instituto Sicoob.

A implementação da nossa agenda sistêmica é conduzida de forma organizada e estratégica com metodologias específicas e uma equipe dedicada ao suporte técnico, à capacitação de profissionais, à multiplicação de conhecimento e à mobilização de voluntários. As cooperativas do Sicoob, por estarem diretamente ligadas às comunidades, identificam as melhores formas de envolvimento de todos.

Para efetivar nossa presença nas comunidades, o Instituto Sicoob coordena o engajamento sistêmico e comunitário em todos os níveis, desde o Centro Cooperativo Sicoob até as cooperativas centrais, as cooperativas singulares e o grupo de colaboradores voluntários do Sicoob.

Sendo assim, o desafio do Instituto Sicoob é atuar estrategicamente para responder aos objetivos e metas que correspondem à dimensão Cidadania e Sustentabilidade, sobretudo ao plano de sustentabilidade do Sicoob, principalmente em três temas materiais: Cooperativismo, Comunidades e Cidadania Financeira.

Como o Instituto tem se preparado para continuar a ter a sustentabilidade e a cidadania entre os seus pilares?

O Instituto Sicoob investe na formação de uma equipe composta por pessoas conectadas por um mundo mais colaborativo, congregando capital humano, intelectual e técnico. Estamos construindo um time diverso que reúne competências, habilidades e experiências profissionais necessárias para o fortalecimento da agenda de Investimento Social Estratégico do Sicoob.

Estamos focados em promover o Investimento Social alinhado ao negócio de nossas cooperativas de forma intencional, ou seja, totalmente alinhada à estratégia sistêmica, com metas e indicadores de performance bem definidos.

Além disso, entendemos a necessidade de nos posicionarmos para complexidade do mundo Exponencial, o que exige constante exercício de aprofundamento das demandas do negócio, como a necessidade de promover inclusão financeira e acesso ao crédito, expansão territorial, oxigenação da base de cooperados, entre outras, para desenvolver atuação que busque a convergência entre tais demandas e os interesses do Investimento Social.

Por último, temos investido em uma gestão baseada em dados, com objetivo de sustentar a intencionalidade e o posicionamento para complexidade com base em evidências que nos permitam monitorar e medir impacto, direcionando para tomada de decisão assertiva.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop