“Fomentamos o sentimento de pertencimento ao criar espaços onde possam contribuir efetivamente” – Romeo Balzan é Superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi

Escrito em 10/07/2024
MundoCoop

Em um período de crescimento do número de associados e da expansão nacional da Sicredi, o Programa Pertencer nasceu com o objetivo de aprimorar e ampliar a participação dos associados nos processos decisórios da organização. 

O projeto nasceu em 2010 estabelecendo regras e diretrizes no quadro social e participação dos associados em assuntos relacionados à gestão e ao desenvolvimento das cooperativas.

Atualmente ele estimula os membros, fortalecendo a governança cooperativa e garantindo que as ações estejam alinhadas com os interesses de seus associados. 

Em uma entrevista exclusiva com a MundoCoop, Romeo Balzan, Superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, conta mais sobre o Programa Pertencer e seu impacto na comunidade; assim como os desafios e conquistas ao longo do caminho.

Confira! 

Quais são os objetivos do Programa e como participar dele?

O programa alcança o objetivo de aproximar os associados e coordenadores de núcleo da gestão da cooperativa, por meio das assembleias e reuniões de núcleo. Nesses encontros, os associados têm a oportunidade de participar e deliberar assuntos importantes, como resultados e desempenho da cooperativa, eleição das lideranças, projetos e ações desenvolvidas. Além disso, cria-se espaço para que os associados possam esclarecer dúvidas, realizar sugestões, interagir com os dirigentes. Assim cada membro contribui para uma governança mais transparente e democrática.

Ao associar-se a uma de nossas mais de 100 cooperativas, automaticamente passa-se a participar do Programa. Todos os associados têm direito de discutir e votar nas decisões durante as assembleias, independentemente do capital que possuem na cooperativa.

Como ele funciona? 

Os assuntos que são deliberados nas assembleias gerais, são discutidos antes, nas assembleias de núcleo. É neste momento que cada associado exerce seu direito de voto e a soma dos votos decide a posição do núcleo em cada pauta. Essa decisão é levada para a assembleia geral por meio da representação dos coordenadores de núcleo. 

Em junho deste ano, já contamos com mais de 5,5 mil núcleos, com mais de 14 mil coordenadores de núcleo. Nas assembleias de 2024, somamos mais de 1 milhão de associados presentes em 1.359 assembleias, entre encontros presenciais, semipresenciais e digitais. 

Até junho/24, além das assembleias, somamos mais 2 mil assembleias de núcleo, com participação de 51,4 mil associados. Esses números representam o comprometimento dos nossos associados com o futuro de suas cooperativas. 

Como o programa ajuda os associados (na qualidade de donos do negócio) e coordenadores de núcleo (futuras lideranças cooperativistas) ficarem mais próximos da sua cooperativa? 

Avaliamos que aumentamos o engajamento e fomentamos o sentimento de pertencimento dos associados, ao criar espaços para que possam contribuir efetivamente. O Programa também permite que os associados se aproximem mais da cooperativa, compreendam os desafios, oportunidades e decisões estratégicas, e isso fortalece a confiança. O crescimento de 48% na participação dos associados neste ano, comparado a 2023, evidencia isso.

Quais são as perspectivas do programa?

Seguiremos evoluindo nosso modelo de governança, ampliando cada vez mais os espaços de participação, através de plataformas que permitam os associados acessarem facilmente informações sobre as assembleias, reuniões, documentos relevantes. Há quatro anos, somamos ao modelo de assembleias presencial, as modalidades digital e semipresencial. Com elas é possível acompanhar o evento com transmissão ao vivo, além de ter um período de participação mais longo. Ou seja, aquele associado que por algum motivo não estava disponível na data marcada, não perde a oportunidade de participar e mantém seu papel ativo nas decisões da cooperativa. 

As assembleias materializam a essência do modelo cooperativista. Com o propósito de ampliar ainda mais as oportunidades de participação dos associados, desde a pandemia de Covid-19, o Sicredi, tem adotado uma abordagem multicanal, ao disponibilizar tecnologia que possibilita a realização de eventos presenciais, digitais e semipresenciais, garantindo experiência intuitiva e eficiente, bem como segurança e consistência nos registros e informações. A flexibilidade que a multicanalidade traz, permite que mais pessoas participem, independentemente de sua localização geográfica ou preferência de comunicação, promovendo assim, maior inclusão e engajamento dos associados no processo decisório. Cada cooperativa tem autonomia para realizar a assembleia no formato que melhor se adequa ao perfil dos seus associados.

Quais são as novidades?

Para expandir ainda mais o acesso e adesão dos associados nesses eventos, em 2024 implementamos o menu de Assembleias nos aplicativos transacionais do Sicredi. Este menu facilita o acesso a informações relevantes, como data, horário, local e formato, além de documentos e vídeos prévios, para uma melhor preparação para o exercício do voto. Nos eventos digitais, o acesso também é simplificado pelo aplicativo, dispensando cadastro prévio ou criação de senha. Essa iniciativa visa fortalecer o conhecimento, a inclusão e a transparência no processo democrático do modelo de negócio cooperativista. A integração do cooperativismo na jornada do associado reforça os benefícios, diferenciais, princípios e valores do nosso modelo de negócios.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop