Em um mundo em constante transformação, o Sistema Ailos se destaca por sua perspicácia e capacidade de se adaptar às novas realidades. Reconhecendo a importância das gerações Z e Y para o futuro do cooperativismo, a cooperativa realizou um estudo abrangente para entender suas necessidades, expectativas e comportamentos. O estudo, contatou que metade do quadro de cooperados, pertence às gerações Z (nascidos entre 1995 e 2009), e Y ou Millennial (nascidos entre 1984 e 1995).
Com base em dados concretos e análises aprofundadas, o estudo revelou essas gerações dinâmicas e conectadas, tem cada vez mais voz dentro da cooperativa, e ter uma relacionamento efetivo com eles é a garantir do futuro do movimento cooperativo como um todo.
Em entrevista à MundoCoop, o Superintendente de Marketing do Ailos, Peterson Fernandes Colares, fala sobre os impactos, os desafios e as estratégias que o Sistema Ailos tem usado para alcançar esse público.
Confira!
Qual é o impacto da cooperativa ao atingir esse público?
Para atingir esse grupo de pessoas, o Sistema Ailos vem utilizando estratégias como digitalização dos serviços, educação financeira com o Progrid, investimento em tecnologia e trabalhamos com uso estratégico de redes sociais. Ao adotar essas estratégias, não apenas atendemos às expectativas crescentes das gerações Z e Y, mas também fortalecemos o relacionamento com esses cooperados, promovendo um ambiente cooperativo inclusivo e moderno.
Inicialmente vale reforçar que a cooperativa aprende muito com estes avanços. As necessidades deste público nos fazem pensar e buscar soluções que vão além do óbvio. Isso nos ajuda muito como sistema, pois nos modernizamos e oferecemos condições de perpetuarmos nosso modelo de negócio. Os maiores desafios para lidarmos com este grupo envolvem a modernização de nossos canais de relacionamento, a forma como nos aproximamos e envolvemos o grupo nos movimentos do cooperativismo.
Como a cooperativa tem atraído e trabalhado com os millenials?
Temos buscado nos aproximar, escutar e entender cada vez mais nossos públicos de interesse. Com pesquisas de mercado bastante abrangentes e profundas para entendermos o que faz a diferença para este perfil de cooperado na hora de nos escolher como instituição. Utilizamos estes diagnósticos para embasar nossas ações de comunicação e atração deste público para nossas cooperativas.
Com isso, estamos já atuando com foco na experiência do cooperado e sua jornada, aliado a inovação tecnológica e digitalização de serviços financeiros. Também trabalhamos com ênfase na Educação Financeira do nosso cooperado, transparência e responsabilidade social.
Como a cooperativa tem trabalhado com a Geração Z, que mostra um volume significativo em transações Pix e uma participação ativa em eventos educacionais?
Estamos trabalhando cada vez com maior presença digital, isso inclui compartilhar conteúdos educativos, dicas financeiras, e interagir de maneira autêntica e transparente. Também a personalização e flexibilidade nos serviços, com oferta de produtos financeiros flexíveis e personalizados que atendem às necessidades específicas dos jovens da Geração Z, como investimentos acessíveis e crédito com condições vantajosas.
Procuramos sempre entender e respeitar o canal preferencial de nossos cooperados e isso vale para todos os perfis. Redes sociais, Blog, com geração de conteúdo educativo tem sido um instrumento poderoso para comunicar as gerações.
Onde vemos as maiores complexidades são nos convites para eventos presenciais, especialmente em grandes centros. Para contornar isso estamos, também, modernizando nossos sistemas para oferecermos um modelo híbrido inclusive para eventos mais complexos como no caso de nossas assembleias.
Quais são as perspectivas do futuro dessas gerações na cooperativa?
Entendo que estas são as gerações que vão perpetuar nossas cooperativas e levar o modelo de cooperativismo ainda mais longe. O Brasil é um País com muitas oportunidades para nosso modelo de negócio cumprir seu propósito de inclusão e desenvolvimento das comunidades.
O estudo e a adaptação às gerações Y e Z são essenciais para o crescimento e a relevância contínua do Sistema Ailos no mercado financeiro. Ambas as gerações representam não apenas uma base significativa de clientes atuais, mas também o futuro da instituição. Investir em compreender suas necessidades, preferências e valores é crucial para desenvolver produtos e serviços que realmente agreguem valor à vida financeira desses grupos. Quando olhamos para o modelo cooperativismo, olhamos para um modelo de negócio inovador desde seu nascimento. Estes desafios, que na verdade são oportunidades, trazidas pelas novas gerações só nos fazem crescer como cooperativa e como sistema. Vejo que temos muitas oportunidades para quem sabe um dia, observarmos o cooperativismo como um modelo que atende um grande percentual da população brasileira assim como vemos em países desenvolvidos.
É possível coordenar essas duas gerações na cooperativa?
Sem sombra de dúvidas é possível. Embora essas gerações tenham diferenças em termos de preferências, expectativas e comportamentos, também compartilham características que podem ser aproveitadas pela cooperativa para promover um ambiente colaborativo e inovador. Entendo que temos conseguido fazer isso muito bem aprendendo um pouco a cada dia e modernizando nossos processos, canais e sistemas durante esta rica jornada.
Qual é a importância da comunicação e da estratégia de marketing da cooperativa para trabalhar com essas duas gerações?
As estratégias de marketing têm um papel fundamental aqui neste contexto. Utilizamos toda a expertise desta disciplina bastante abrangente para colocarmos o foco de nossa organização verdadeiramente no cliente. Isso tem envolvido uma nova maneira de escutarmos, nos comunicarmos e nos relacionarmos com esses diferentes públicos. Um aprendizado e tanto até aqui, mas com ganhos e avanços significativos.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop