Communiqué das Juventudes do G20 apresenta propostas de jovens sobre sustentabilidade e inclusão

Escrito em 14/10/2024
MundoCoop

Na última quinta-feira (10), o Sistema OCB recebeu o Communiqué das Juventudes do G20, que sintetiza as propostas e as demandas que compõem o Y20, fórum oficial de diálogo entre jovens líderes dos países-membros. O documento é um compilado acerca dos temas prioritários que impactam a sociedade global e o Sistema OCB é uma das entidades patrocinadoras da iniciativa. Tania Zanella, Fabíola Nader Motta e Débora Ingrisano representaram a Casa do Cooperativismo no evento.

A entrega formal do Communiqué ao Sistema OCB marca um passo significativo para reforçar as conexões entre juventude e cooperativismo, evidenciando o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Cinco pilares essenciais fazem parte da estrutura do documento: combate à fome, pobreza e desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do trabalho.

Communiqué apresenta 15 recomendações para cada um dos cinco temas essenciais, com o objetivo de nortear ações futuras e apresentar diretrizes que destacam a urgência de um mundo mais inclusivo, justo e sustentável, além de enfatizar a relevância do cooperativismo como um modelo de desenvolvimento alinhado a essas prioridades.

Fabíola Nader Motta, gerente-geral da OCB, ressaltou a forte sinergia entre os valores cooperativistas e as aspirações dos jovens. “A juventude de hoje busca realizar seus sonhos com propósito, sempre focada na humanidade, e o cooperativismo reflete esses valores, com um caminho que busca criar um mundo melhor, mais justo e próspero. O Sistema OCB apoia os jovens porque sabe que, assim como eles, também estamos empenhados em construir oportunidades mais inclusivas para todos”.

O Y20 se destaca como o fórum oficial de diálogo entre jovens líderes dos países do G20, sendo amplamente reconhecido por sua relevância e influência na agenda internacional. Reconhecido como um dos principais fóruns de influência para questões que envolvem as novas gerações em nível global, o Y20 oferece aos jovens um espaço para desenvolver propostas e construir consensos que possam moldar políticas públicas.

A edição de 2024 reuniu 120 delegados de 21 países do G20 e mais cinco países convidados, criando uma plataforma diversa e inclusiva, que reflete as perspectivas das juventudes do mundo e reforça a importância de suas vozes nos debates globais. Alana Adinaele, coordenadora do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, o Geração Cfoi uma das participantes e contribuiu com sugestões do movimento na elaboração do documento.


Fonte: Sistema OCB