Cresce em 99% o comprometimento das empresas brasileiras com o Pacto Global da ONU

Escrito em 15/11/2024
MundoCoop

Recentemente os números preliminares relacionados ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil foram divulgados, e apontaram um crescimento de 99% nos compromissos assinados pelas empresas dentro dos movimentos (relacionados aos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), fazendo saltar para 519 no período de um ano. A adesão ao pacto representa um exemplo prático de Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Os dados foram divulgados pela Rede Brasil, do segundo ano do “Relatório Ambição 2030”, referentes ao período de 2023. O Pacto Global da ONU funciona como uma convocação para as empresas se alinharem a alcançarem princípios universais, baseados em movimentos.

Os ODS da ONU são: ODS 1: Erradicação da pobreza; ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável; ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 4: Educação de qualidade; ODS 5: Igualdade de gênero; ODS 6: Água potável e saneamento; ODS 7: Energia limpa e acessível; ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura; ODS 10: Redução das desigualdades; ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12: Consumo e produção responsáveis; ODS 13: Ação contra a mudança global do clima; ODS 14: Vida na água; ODS 15: Vida terrestre; ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17: Parcerias e meios de implementação.

Segundo Hélio Silva, fundador e CEO da Colchões Castor, uma das mais de 2 mil empresas participantes do Pacto no Brasil, a adesão ao movimento é um marco na história da organização. “Ao aderir ao Pacto Global da ONU, a empresa reforça o papel de responsável por inovação e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na Castor, por exemplo, nós priorizamos principalmente os ODS 12, sobre Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13, de Ação Contra a Mudança Global do Clima, pautados na sustentabilidade e responsabilidade social” – explicou.

A adesão sinaliza que a empresa deve colocar em prática ações de alinhamento, que contribuam com o movimento escolhido. O movimento + Água registrou crescimento de 119% no número de organizações comprometidas, entre 2022 e 2023, sendo que 33% delas já atingiram o objetivo de alcançar com água potável 99% da população de seu território.

Na empresa fabricante de colchões, alguns dos exemplos de práticas alinhadas aos objetivos sustentáveis são: uso de madeira de reflorestamento; processos de economia circular; parceria com APAE e certificações relacionadas a ambiente de trabalho positivo. Segundo o fundador, o Programa Recupera foi desenvolvido para incentivar o retorno das embalagens para reciclagem e reutilização, que contribui para a economia circular”.

“Outro bom exemplo é que desenvolvemos as espumas chamadas de AG. Elas incorporam materiais reciclados que vieram de espumas retornadas. Isso faz a empresa se comprometer com a economia circular e diminuir a quantidade de resíduos, ao mesmo tempo que produzimos espumas mais resistentes e duráveis para os colchões” – finalizou Hélio Silva.

O termo “ESG” ganha cada vez mais destaque dentro do mundo corporativo. Com as mudanças climáticas, as empresas têm buscado mais alternativas para produzir de forma sustentável. Segundo uma pesquisa em 2019 feita pelo Pacto Global da ONU em parceria com a consultoria Stilingue, a busca pelo termo cresceu 2.600% em 4 anos nas redes sociais.


Fonte: Inove Comunicação