Instituição financeira cooperativa é líder em inovação aberta no ranking 100 Open Startups

Escrito em 23/10/2024
MundoCoop

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo o país e com mais de 8 milhões de associados, foi mais uma vez reconhecido como referência em inovação aberta ao figurar entre os premiados na 9ª edição do Ranking 100 Open Startups, o maior levantamento de inovação aberta na América Latina. Na categoria “Top 10 Serviços Financeiros”, o Sicredi manteve a liderança em 1º lugar e garantiu a 8ª posição no ranking geral “Top 100 Open Corps”.

O evento de premiação aconteceu nesta quinta-feira (17), no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O ranking 100 Open Startup é uma premiação que reconhece as startups mais promissoras e corporações líderes em inovação aberta no Brasil. Nesta edição, atingiu a marca de mais de 7 mil empresas e 13 mil startups participantes.

Em 2023, o Sicredi também conquistou o 1º lugar na categoria “Serviços Financeiros” e alcançou a 4ª posição na categoria geral “Top 100 Open Corps”, consolidando-se entre os principais agentes de inovação corporativa. O prêmio tem relevância justamente porque reconhece a natureza sistêmica dos contratos, onde o verdadeiro protagonismo reside nas 104 cooperativas e nas 5 Centrais, que de maneira integrada, garantem que os processos fluam de forma eficiente. 

O diretor executivo de Estratégia, Evolução e Dados do Sicredi, Felipe Feldens, que esteve na premiação junto com sua equipe, explicou que a inovação é um fator fundamental para o Sicredi desde o seu surgimento, uma vez que é pioneiro no Brasil no modelo de cooperativismo de crédito. “Para nós, a inovação está além da evolução digital, compreende processos estabelecidos para potencializar a capacidade dos colaboradores em inovarem no dia a dia, acelerar a estratégia corporativa por meio da inovação aberta, aplicar métodos de construção de futuros e ser reconhecido pelo ecossistema de inovação. É muito gratificante receber esse reconhecimento de um ranking tão importante”, afirmou.

As principais iniciativas sistêmicas de fomento ao ambiente de inovação aberta da instituição são o programa Inovar Juntos e a parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), com o Aceleração Next, que costumam lançar de forma recorrente desafios. No Aceleração Next, além das conexões com startups, o processo viabiliza a cocriação de novas soluções entre Sicredi e startups, gerando um ambiente de criatividade e colaboração. 

Também apoia o Conecta Caldeira, Programa de Inovação Aberta do Instituto Caldeira, que tem como objetivo conectar grandes empresas da Comunidade à startups de todo o Brasil que tenham soluções para resolver desafios de negócio dessas empresas.

Um experimento concluído foi o com a startup “Meu Lar De Volta” que teve como objetivo conectar colaboradores voluntários para ajudarem outros colaboradores que tiveram suas residências atingidas pelas enchentes no RS. Através do experimento foi possível mapear novas hipóteses de colaboração junto à Fundação Sicredi no decorrer de 2024.

“O processo de Inovação Aberta além de contribuir com a execução da estratégia corporativa, viabiliza uma cultura de experimentação e agilidade entre os times de produtos e operação do Sicredi com as startups”, reforçou Feldens.


Fonte: Sicredi