Segundo uma pesquisa da consultoria Capgemini, embora utilizem opções digitais para serviços bancários com mais frequência a cada dia, o consumidor brasileiro ainda frequenta as agências físicas mais vezes do que a média mundial. Segundo o estudo, 18% dos brasileiros usam exclusivamente o digital, em comparação com 23% no nível mundial. No Brasil, 23% das operações são realizadas presencialmente, enquanto a média global é de 10%.

Diante deste comportamento ímpar, as instituições brasileiras tem repensado seu posicionamento, trazendo soluções que consideram o avanço do digital mas também, a ampla aderência ao atendimento presencial. Com base nisso, o Sicoob traz o Café Hall Sicoon, conceito que une duas possibilidades essenciais ao mundo dos negócios: a interação e o tratamento humanizado.

Para compreender mais sobre o modelo e seu impacto, a MundoCoop conversou com Mayara Caus, Diretora Operacional no Sicoob Sul-Serrano. Na conversa exclusiva, ela fala sobre os desafios dessa modalidade de negócios e as oportunidades que se abrem.

Confira!

O Café Hall Sicoob é uma iniciativa que têm se destacado no setor financeiro. Com quais objetivos esse modelo foi criado?

O Café Hall Sicoob é um conceito inovador de agência financeira, criado para promover um ambiente de convivência e negócios. Com a primeira unidade lançada no final de 2019, ele foi inspirado na ideia de aliar serviços tipicamente bancários a espaços de interação social. Atualmente, está presente no Espírito Santo, em quatro agências, e o objetivo é fortalecer a conexão com os cooperados, oferecendo um ambiente acolhedor e moderno. Seu diferencial é a fusão entre funcionalidade bancária e um espaço de colaboração.

Trazendo um modelo que se destaca no segmento financeiro, o Café Hall Sicoob une em um espaço, um atendimento que busca captar diferentes perfis de consumidor. Na prática, como ele atende esses associados? Quais resultados foram mensurados até o momento?

Este modelo de agência foi desenvolvido para oferecer um atendimento que vai além do tradicional, focando na experiência do cooperado e no relacionamento. O Café Hall Sicoob facilita transações financeiras e cria um ambiente onde os cooperados podem se conectar, colaborar e desenvolver relações que fortalecem seus negócios. Para novos cooperados, o espaço representa uma oportunidade de entrar em um ecossistema financeiro que valoriza o relacionamento e a interação. Apesar da crescente digitalização dos serviços financeiros, entendemos a importância do relacionamento próximo e temos colhido frutos desse investimento.

Atualmente, existem quatro unidades nesses moldes, duas em Vitória, uma em Vila Velha e outra na cidade de Domingos Martins, interior do Espírito Santo. Esses espaços têm operado com sucesso, proporcionando um retorno positivo em termos de engajamento e satisfação dos cooperados. A estrutura é usada regularmente tanto para serviços financeiros quanto para eventos, demonstrando que o modelo atende diversas necessidades dos cooperados. Já contamos com 800 mil associados no sistema regional e este número em constante crescente reforça a relevância dos nossos produtos e serviços e a nossa estratégia de proximidade.

Do ponto de vista de estratégia de negócios, quais as particularidades desse modelo em relação aos investimentos nele realizados?

Os investimentos nas unidades do Café Hall Sicoob são similares ao de agências de grande porte, porém, com um olhar para uma atmosfera mais moderna, acolhedora e um design diferenciado. O retorno desse investimento já está visível na forma de maior fidelização dos cooperados e no aumento do uso dos serviços oferecidos nas unidades e na performance das agências.

Olhando para o futuro próximo, quais tendências e novidades serão incorporados ao Café Hall Sicoob? Quais serão os próximos passos?

Pretendemos continuar aprimorando o modelo Café Hall, introduzindo inovações que mantenham o espaço relevante e alinhado às necessidades dos cooperados. Isso pode incluir a expansão de serviços digitais integrados ao espaço físico, além de novas funcionalidades que reforcem a comunidade e o senso de pertencimento entre os cooperados.

Nosso plano é expandir o Café Hall para novas localidades, consolidando-o como um ponto de referência para negócios e interação social entre cooperados. A estratégia de marketing está focada em destacar a inovação e a proposta de valor única que o Café Hall oferece, reforçando nossa posição como líderes em atendimento humanizado e moderno no setor financeiro.

O modelo Café Hall Sicoob é um marco na evolução do atendimento financeiro cooperativo. Ele atende às necessidades financeiras e promove um ambiente de colaboração e inovação. Esse modelo está alinhado ao nosso DNA cooperativista, onde o relacionamento e a proximidade são pilares importantes.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop